sexta-feira, 19 de março de 2010

Dia do Pai

Duas flores num jardim de Primavera
***
Entraste com teus pés de algodão suave
sobre a rama do silêncio.
A sala do sossego - agora a presença tímida e ousada
da criança que experimenta a resposta do adulto.
A tua carita dizia mais que todas as palavras.
Infantil, muito querida, de cabelos atirados para trás,
Reviraste os olhitos e, serena, perguntaste:
“Pai, achas que estou bonita?”
E o teu pai, mais que responder-te,
queria abraçar-te muito.
“Pai, esta flor é para ti.”
Naquele instante, não sabia o que era mais bonito:
se a camélia... se a tua carita... se as tuas palavras...
“Pai, esta flor é para ti.”
E o teu pai recebeu a flor
e colou um beijinho na conchilinha da tua mão.
“Obrigado, filha. És muito bonita
e eu gosto muito desta flor.”
***
(Manuel Maria)
Tu, meu pai
***
Foste o meu maior exemplo, o meu único ídolo.
Foste o primeiro homem da minha vida.
O único que amo e amarei até ao último dos meus dias.
*
Foste criança comigo, foste amigo, foste defensor, foste duro quando precisaste ser.
Foste o meu chão, onde me sentia segura e foste as minhas asas quando quis voar.
Foste parte dos meus sonhos e a minha melhor realidade.
*
Foste parte das minhas vitórias e estiveste sempre presente nas horas da minha fraqueza.
Foste a minha força e a minha coragem.
Foste o sorriso que coroava as minhas alegrias e o colo onde chorei as minhas tristezas.
*
Foste a luz que iluminou o meu caminho. Foste esse caminho.
Foste palavras e gestos que fizeram de mim a pessoa que sou.
Foste sorrisos e lágrimas, foste beleza e verdade.
*
Foste o melhor pai do mundo!
És o melhor pai do mundo!
Serás sempre o melhor pai do mundo!
***
(Cris)
(Homenagem ao melhor pai do mundo. O meu.)

Sem comentários: